UNIVERSIDADE
DO VALE DO ITAJAÍ –UNIVALI
Centro
de Educação Superior de Ciências Tecnológicas, da Terra e do Mar – CTTMar
Curso
de Ciência da Computação
Objetivos
do Curso: Formar profissionais para atuarem na área de
Informática, situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da
computação, com ênfase em software, de tal forma que possam continuar suas
atividades de pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicar os
conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Além
disso, garantir uma formação básica com características de empreendedor.
O curso tem como objetivos específicos formar
profissionais capacitados a:
·
Conceber,
projetar, especificar, desenvolver, implantar e manter sistemas computacionais;
·
Assessorar
e prestar consultoria em projetos de informatização;
·
Coordenar
projetos nas diversas áreas da Ciência da Computação;
·
Gerenciar
atividades da área/empresa de informática;
Contribuir para o
desenvolvimento científico e tecnológico da computação
IDENTIFICAÇÃO |
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Disciplina: PROGRAMAÇÃO – 2162 |
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Currículo:
03 |
Período: 3
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Carga
Horária: 120 |
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PRÉ-REQUISITOS |
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Disciplina |
Período |
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2158
- Algoritmos |
2 |
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PROFESSOR(ES) |
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Ademir Goulart |
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EMENTA |
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Estrutura básica de um programa em C , Tipos de Dados, Variáveis, Caracteres e strings |
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Condições, Repetições via laços,
Funções, Arrays,
Estrutura, Ponteiros |
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Alocação dinâmica de Memória, Operação com arquivos |
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Introdução a Análise Orientada a Objetos. |
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Implementação em C++. |
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OBJETIVOS |
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Capacitar o aluno a compreender e desenvolver programas em Linguagem C, inclusive em |
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diferentes ambientes como DOS e UNIX. A nível de laboratório, compilar e testar programas |
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passados como exercício de forma a fixar os conhecimentos em
ambos os sistemas operacionais. |
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Entender o conceito de Orientação a Objeto e usar esta
metodologia em ambiente de programação |
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usando a linguagem C++ orientada a objetos. Introdução ao uso de
C++ em ambiente de |
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programação Visual. |
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CONTEÚDOS |
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Descrição |
H/A |
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O programa em C |
1 |
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Programação Básica em C |
2 |
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Execução Condicional |
4 |
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Ciclos e Interação |
4 |
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Arrays |
2 |
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Funções |
2 |
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Outros tipos de dados |
2 |
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Apontadores |
6 |
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Erros comuns em C |
1 |
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Alocação dinâmica de memória |
4 |
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Entrada e Saída |
8 |
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Operadores de Baixo Nível – bits |
2 |
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O Pré-Processador do C |
1 |
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Programas de Grande Dimensão |
1 |
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Programação Orientada a Objeto em C++
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Introdução, conceito de Objeto, conceito de
Polimorfismo, Herança. |
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Introdução a Classes e Objetos,
Sobrecarga de Funções e de Operadores |
2 |
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Herança, Construtores e
Destrutores |
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Palavras reservadas do C++,
Abordando detalhadamente as classes, Função Friend |
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Argumento padrão para Funções,
Relação de Class e Estrutura em C++ |
2 |
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Funções Inline, Criando função
inline dentro de uma Class |
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Mais a respeito de Herança,
Herança Múltipla, Passando Objetos para funções |
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Matrizes de Objetos, Ponteiros
para Objetos |
4 |
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Sobrecarga de funções
construtoras, Variáveis Locais em C++ |
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Inicialização dinâmica, Aplicando
Inicialização dinâmica aos Construtores |
2 |
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A palavra reservada THIS,
Sobrecarga de operador |
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Função Operator com Atributo
Friend |
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Referência, Outro exemplo de Sobrecarga de Operador |
2 |
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Heranças, Funções Virtuais e
Polimorfismo |
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Ponteiros para tipos derivados |
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Funções virtuais, Por que usar
Funções virtuais? |
4 |
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Funções Virtuais Puras e Tipos
Abstratos |
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Ligação Precoce Versus Ligação
Tardia |
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Construtores e Destrutores em
Classes Derivadas |
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Classes de Múltiplas Bases |
4 |
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METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS DE ENSINO |
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Descrição |
% do Total da Carga
Horária |
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Aulas Expositivas |
40 % |
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Aulas Práticas |
40 % |
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Seminários |
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Estudos Dirigidos |
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Estudos em Grupo |
10 % |
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Leituras Individuais |
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Juri Simulado |
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Debates |
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Defesa de Trabalhos |
10 % |
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Outros:
___________________ |
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INFRA-ESTRUTURA PARA AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO |
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HARDWARE
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Microcomputadores padrão PC. |
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SOFTWARE |
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Compilador C |
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AVALIAÇÃO |
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1O
Bimestre |
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Exercícios Atividade de Classe (mínimo 2) prova VP1
teórica e prática (M1) |
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2O
Bimestre |
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Exercícios Atividade de Classe (mínimo 2) prova VP2
teórica e prática (M2) |
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Média
Semestral (MS) = M1 + M2 /2 |
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Exame
Final (EF) |
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Média
Final = MS + EF / 2 |
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BIBLIOGRAFIA |
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LIVROS
TEXTOS: |
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-
Schildt, Hebert, Turbo C++ Guia do Usuário, São Paulo McGraw-Hill 1992
592p |
|||||
- Schildt, Hebert, BORLAND C++ completo e
total, São Paulo McGraw-Hill
1997 1114p |
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LIVROS
DE REFERÊNCIA: |
|||||
- Pappas, Chris H. TURBO C ++ Completo e
total, McGraw-Hill 1991 771p |
|||||
-
Schildt, Hebert, Linguagem C Guia do
Usuário, São Paulo McGraw-Hill
1986 258p |
|||||
-
Schildt, Hebert, C Avançado Guia do
Usuário, São Paulo McGraw-Hill
1989 335p |
|||||
-
Fernando Montenegro e Roberto Pacheco, Orientação a objetos em C++, Rio de
Janeiro; Ed.Ciência Moderna 1994 394p |
|||||
- Deitel & Deitel, C++ How to Program
Third Edition, Prentice Hall
2001 1168p |
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PERIÒDICOS: |
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Dr.
Dobbs Journal , revista mensal para desenvolvedores de software. |
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OBSERVAÇÕES |
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