UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ –UNIVALI

Centro de Educação Superior de Ciências Tecnológicas, da Terra e do Mar – CTTMar

Curso de Ciência da Computação

 

Objetivos do Curso:  Formar profissionais para atuarem na área de Informática, situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, com ênfase em software, de tal forma que possam continuar suas atividades de pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicar os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Além disso, garantir uma formação básica com características de empreendedor.

 

O curso tem como objetivos específicos formar profissionais capacitados a:

·        Conceber, projetar, especificar, desenvolver, implantar e manter sistemas computacionais;

·        Assessorar e prestar consultoria em projetos de informatização;

·        Coordenar projetos nas diversas áreas da Ciência da Computação;

·        Gerenciar atividades da área/empresa de informática;

Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: PROGRAMAÇÃO – 2162

Currículo: 03

Período: 3

Carga Horária: 120

PRÉ-REQUISITOS

Disciplina

Período

2158 - Algoritmos

2

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR(ES)

Ademir Goulart

 

EMENTA

Estrutura básica de um programa em C , Tipos de Dados, Variáveis, Caracteres e strings

Condições, Repetições via laços,  Funções, Arrays,  Estrutura,  Ponteiros

Alocação dinâmica de Memória, Operação com arquivos

Introdução a Análise Orientada a Objetos.

Implementação em C++.

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

Capacitar o aluno a compreender e desenvolver programas em Linguagem C, inclusive em

diferentes ambientes como DOS e UNIX.  A nível de laboratório, compilar e testar programas

passados como exercício de forma a fixar os conhecimentos em ambos os sistemas operacionais.

Entender o conceito de Orientação a Objeto e usar esta metodologia em ambiente de programação

usando a linguagem C++ orientada a objetos. Introdução ao uso de C++ em ambiente de

programação  Visual.

CONTEÚDOS

Descrição

H/A

O programa em C

1

Programação Básica em C

2

Execução Condicional

4

Ciclos e Interação

4

Arrays

2

Funções

2

Outros tipos de dados

2

Apontadores

6

Erros comuns em C

1

Alocação dinâmica de memória

4

Entrada e Saída

8

Operadores de Baixo Nível – bits

2

O Pré-Processador do C

1

Programas de Grande Dimensão

1

 

 

Programação Orientada a Objeto em C++

 

Introdução,  conceito de Objeto, conceito de Polimorfismo, Herança.

 

Introdução a Classes e Objetos, Sobrecarga de Funções e de Operadores

2

 

 

Herança, Construtores e Destrutores

 

Palavras reservadas do C++, Abordando detalhadamente as classes, Função Friend

 

Argumento padrão para Funções, Relação de Class e Estrutura em C++

2

 

 

Funções Inline, Criando função inline dentro de uma Class

 

Mais a respeito de Herança, Herança Múltipla, Passando Objetos para funções

 

Matrizes de Objetos, Ponteiros para Objetos

4

 

 

Sobrecarga de funções construtoras, Variáveis Locais em C++

 

Inicialização dinâmica, Aplicando Inicialização dinâmica aos Construtores

2

 

 

A palavra reservada THIS, Sobrecarga de operador

 

Função Operator com Atributo Friend

 

Referência,  Outro exemplo de Sobrecarga de Operador

2

 

 

Heranças, Funções Virtuais e Polimorfismo

 

Ponteiros para tipos derivados

 

Funções virtuais, Por que usar Funções virtuais?

4

 

 

Funções Virtuais Puras e Tipos Abstratos

 

Ligação Precoce Versus Ligação Tardia

 

Construtores e Destrutores em Classes Derivadas

 

Classes de Múltiplas Bases

4

 

 

 

 

METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Descrição

% do Total da Carga Horária

Aulas Expositivas

40 %

Aulas Práticas

40 %

Seminários

 

Estudos Dirigidos

 

Estudos em Grupo

10 %

Leituras Individuais

 

Juri Simulado

 

Debates

 

Defesa de Trabalhos

10 %

Outros: ___________________

 

INFRA-ESTRUTURA PARA AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO

HARDWARE

  Microcomputadores padrão PC.

 

SOFTWARE

  Compilador C

AVALIAÇÃO

 

1O Bimestre

Exercícios  Atividade de Classe (mínimo 2) prova VP1 teórica e prática  (M1)

 

2O Bimestre

Exercícios  Atividade de Classe (mínimo 2) prova VP2 teórica e prática  (M2)

 

Média Semestral (MS) = M1 + M2 /2

Exame Final  (EF)

Média Final = MS + EF / 2

BIBLIOGRAFIA

LIVROS TEXTOS:

- Schildt, Hebert, Turbo C++ Guia do Usuário, São Paulo McGraw-Hill  1992  592p

- Schildt, Hebert, BORLAND C++ completo e total, São Paulo McGraw-Hill  1997  1114p

 

LIVROS DE REFERÊNCIA:

- Pappas, Chris H. TURBO C ++ Completo e total, McGraw-Hill  1991  771p

- Schildt, Hebert,  Linguagem C Guia do Usuário, São Paulo McGraw-Hill  1986  258p

- Schildt, Hebert,  C Avançado Guia do Usuário, São Paulo McGraw-Hill  1989  335p

- Fernando Montenegro e Roberto Pacheco, Orientação a objetos em C++, Rio de Janeiro; Ed.Ciência Moderna 1994  394p

- Deitel & Deitel, C++ How to Program Third Edition, Prentice Hall  2001  1168p

 

 

PERIÒDICOS:

Dr. Dobbs Journal , revista mensal para desenvolvedores de software.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÕES