Capítulo 3 - Execução Condicional


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Este capítulo trata dos vários métodos de controlar o fluxo de execução de código num programa em C. Os operadores lógicos e de comparação são fundamentais para isso. Esses operadores são usados em conjunto com as instruções aqui tratadas.


Tópicos



A instrução if

A instrução if tem a mesma função e estrutura de outras linguagens, como por exemplo o Pascal. Assume em C as duas formas básicas seguintes:

if (expressão)
  instrução;

ou

if (expressão)
  instrução_1;
else
  instrução_2;

Pode ser facilmente imbricada para o teste de múltiplas condições, como se vê no exemplo seguinte:

if (expressão)
  instrução_1;
else if (expressão)
  instrução_2;
else
  instrução_3;

Outro exemplo:

void main(void)
{
  int x, y, z;

  ...
  if (x >= y) {
    z = x;
    ...
  }
  else {
    z = y;
    ...
  }
  ...
}

Notar a colocação das chaves alinhadas em cada bloco.
 

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O operador ?:

O operador ?: (condição ternária) é, como o nome indica, um operador que necessita de três operandos, que podem ser resultados de expressões. Em certas situações pode substituir a instrução if. Tem a forma:

expressão_1 ? expressão_2 : expressão_3;

Tem como resultado o valor de expressão_2 ou de expressão_3 consoante o valor de expressão_1 for verdadeiro (!= 0) ou falso (== 0) respectivamente. Por exemplo, para colocar o máximo de dois valores numa variável podemos simplesmente escrever:

z = (a > b) ? a : b;

que é perfeitamente equivalente a:

if (a > b)
  z = a;
else
  z = b;

 

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A instrução switch

A instrução switch é semelhante à instrução case do Pascal, e tal como esta permite uma escolha múltipla de execução baseada no valor de uma expressão. A sua estrutura geral é a seguinte:

switch (expressão) {
  case item_1:
    instrução_1;
    break;
  case item_2:
    instrução_2;
    break;
  ...
  case item_n:
    instrução_n;
    break;
  default:
    instrução;
}

Os items que  aparecem  em seguida à palavra case são valores constantes (não podem ser expressões nem variáveis). Se a expressão inicial  coincidir com algum desses items executa-se a instrução que vem logo a seguir. Caso contrário, e se a palavra default  estiver presente (não é obrigatório), passa-se a essa instrução; se não estiver presente passa-se à instrução que se segue à instrução switch. A palavra break (é uma instrução do C) faz com que se passe imediatamente à instrução que se segue à presente (a instrução que virá a seguir a esta instrução switch no programa). Se não estiver presente a execução continua para a instrução do próximo case, o que não é usual em outras linguagens. Podemos considerar o seguinte exemplo:

switch (letter) {
  case 'A':
  case 'E':
  case 'I':
  case 'O':
  case 'U':
    nr_de_vogais++;
    break;
  case ' ':
    nr_de_espacos++;
    break;
  default:
    nr_de_consoantes++;
}

Notar os 5 cinco primeiros casos (vogais), que conduzem à mesma instrução.
 

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Exercícios

Veja aqui os exercícios 

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  [REV 8/2000]