Dia 05 – 30/12/2012 – De Purmamarca a Calama

Este é um dos trechos mais bonito da viagem.

A subida da cordilheira, a paisagem árida do deserto, os salares, o frio e a altitude são indescritíveis e recomendo que você faça a viagem para sentir pessoalmente este ambiente.

Nos pontos mais alto da cordilheira, a temperatura baixou até 12 graus. Na viagem anterior chegou a zero grau.

Paramos em Susques para abastecer e tomar um café. Depois em Passo de Jama para abastecer novamente e fazer aduana saindo da Argentina. Bem rápido e sem burocracia.

Saimos de Jama com destino a San Pedro de Atacama onde seria feita a aduana de entrada para o Chile. Situação interessante onde você sai de uma aduana e a próxima que geralmente é contigua, neste caso fica a mais de 100 km, apenas quando chega em San Pedro de Atacama.

Aqui na entrada do Chile o pessoal é mais mal humorado! A burocracia é maior, tem que preencher formulário para a Imigração, Formulário para a Aduana, passar pela vistoria das bagagens, tudo isto agora em um calor de 28 graus.

Vale comentar que na chegada a San Pedro de Atacama temos uma descida onde o nível cai de 4800m para 2800m em uma estrada quase reta. Neste trecho o frio vai sendo substituído pelo calor o podemos acompanhar no termômetro da moto a mudança desde os 13 graus até os 28 graus, um a um a medida que descemos o trecho.

Planejamos passar direto por San Pedro de Atacama pois o Marcio e eu já conhecíamos. Na volta o Rinaldo e o Marcio vão ficar uns dias em San Pedro para aproveitar. Como tínhamos combustível para seguir nem entramos em San Pedro de Atacama e seguimos para Calama.

Como estava muito quente incompatível com as roupas de frio usadas para cruzar as cordilheiras o Marcio ainda comentou, “Vamos tocar a ai na frente na primeira árvore onde tiver uma sombra a gente para pra descansar um pouco…”

Ele esqueceu que no trecho de 100km até Calama só tem deserto… Nenhuma árvore, nenhuma sombra…

Assim chegamos a Calama e fomos para o hotel. Próximo dia destino Iquique onde vamos ficar uns dias, passar o ano novo e descansar mais.

Dados do GPS:

Silvana e Ademir

Subindo...

Subindo…

O Grupo sentado na Cordilheira...

O Grupo sentado na Cordilheira…

A cordilheira

GPS registrando a subida

Silvana com frio...

Silvana com frio…

Silvana, Marli e a Cordilheira

Marli e Marcio Ponto mais alto Argentina

Suzana e Rinaldo no ponto mais alto Argentina

Silvana e Ademir no Ponto mais alto Argentina (Roubaram a Placa que tinha...)

Silvana e Ademir no Ponto mais alto Argentina (Roubaram a Placa que tinha…)

Ponto mais alto já no Chile,

Animais a vista

Share on Facebook

Uma ideia sobre “Dia 05 – 30/12/2012 – De Purmamarca a Calama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *