Dia 20 – 14/01/2014 – Ushuaia a Punta Arenas

Depois que Dona Silvana tinha embarcado na segunda feira para seu retorno aéreo até Florianópolis, na teca feira era dia de começar o retorno de nossa viagem.

O ponto mais distante, o destino principal, o fim do mundo já tinha sido atingido.

Agora vamos voltando para o nosso mundo, para o nosso calor do litoral de Santa Catarina.

A viagem iniciou bem cedo por volta de sete horas e o tempo estava fechado, nublado, mas ainda sem chuva.
A temperatura estava por volta de 8 a 10 graus mas o vento e a falta de sol exigiam um bom agasalho e algum conforto térmico.
Me refiro a manopla aquecida que nesta viagem foi usada constantemente e nesta manhã foi fundamental.

Depois que tive a mão congelada na viagem do ano anterior ao Peru não tive nenhuma duvida em colocar este acessório.
Caro mas fundamental nestas temperaturas baixas o que justifica o investimento.

Encontramos muitos quilômetros de pista molhada mas passamos depois que a chuva já tinha caído.
Antes de Rio Grande e também depois de Rio Grande o vento era muito forte e la vamos nos enfrentando as rajadas e sambando hora para um lado hora para outro.
Viajamos mais inclinados do que na horizontal e no final já estamos nos acostumando a este ritmo.

Uma parada no posto de Rio Grande, abastecer e um café quente faz muito bem.
Aqui encontramos um grupo de camionetes de Rio Grande que estavam também retornando do USHUAIA e também iriam para Punta Arenas.

Alias nosso roteiro inicial previa do USHUAIA voltar por Porvenir que fica na costa oposta de Punta Arenas.
Deveríamos dormir em Porvenir e no dia seguinte pegar o único ferry diário que faz o trajeto Punta Arenas – Porvenir e Porvenir – Punta Arenas.

Como não achamos hotel disponível em Porvenir na busca do dia anterior via Booking e outros sistemas de reserva e como o ferry só tem uma vez por dia, como o vento forte pode complicar esta travessia que e bem mais distante que a outra de Bahia Azul.

Assim após as duas aduanas, saímos da Argentina e entramos no Chile fizemos o mesmo caminho de rípio que havíamos usado na ida.

Aduana em San Sebastian

Aguardando na aduana

Posto de combustivel da ACA

Aduana argentina

Note a parabólica quase na horizontal

Na aduana encontramos todas as camionetes da expedição ao Ushuaia que tínhamos encontrado em Rio Grande.
Encontramos duas motos argentinas, bem carregadas, uma Falcon com garupa e outra pequena (250cc) sem garupa.

O rípio estava em boas condições e pude manter velocidades de 80 Km a 90 Km embora as vezes o vento tirava a moto do carreiro principal necessitando uma rápida correção.

O Marcio disparou na frente e andava bem mais rápido do que eu. Optamos pelo roteiro que vai pela Y-79 (em direção a Porvenir) que encontra a Y-71 e Y-85 em um grande trevo.
Neste trevo a Y-79 faz 90 graus e sobe para o norte em direção a Cerro Sombrero.

O GPS como faz opção pela rota mais curta vai desde as aduanas em San Sebastian indicando o caminho pela RN257.

Evite este caminho sugerido pelo GPS pois na opção por nos utilizada temos 20 km de asfalto (melhor dizendo de cimento) no trecho do grande trevo da Y-71 e Y-85 em direção a Cerro Sombrero. Depois chegando em Cerro Sombrero temos mais uns 20 km já pavimentados.

Um ponto que chamou a atenção na aduana foi um Caminhão Ônibus Hotel (3 em 1) muito comum na Europa, passeando com um grupo de Turistas Europeus. Inclusive a placa deste veiculo era europeia.

Caminhão / Hotel / Ônibus

No grande trevo entre a Y-71, Y-85 e Y-79 o Marcio deu uma parada para me esperar e enquanto fazíamos um lanche, chegaram os dois motociclistas argentinos que estavam na aduana. Conversamos um pouco e o pessoal era de Buenos Aires.

Trevo Porvenir / Cerro Sombrero

Rípio em boas condições

Em frente vai para Câmeron

Marcio e o Argentino da Falcon

Marcio e Marli

O restante do trecho de rípio ate Cerro Sombrero estava bom e apenas o que incomodou foi o vento que tinha suas rajadas cada vez mais forte.

Abastecemos em Cerro Sombrero, e tocamos para o ferry em Bahia Azul. Achei que com a intensidade do vento o ferry não estaria funcionando mas felizmente estava sim.

Fila aguardando o Ferry

Travessia com muita ondulação

Marcio segurando sua moto

Feito o embarque o próprio pessoal do ferry recomendou segurar as motos…
Motos no cavalete e motociclista grudado na moto!!!
Estava ventando tanto, fazia tanto frio que nem tiramos os capacetes.
Alias foi muito bom pois logo em seguida começou a chover água salgada diretamente do estreito de Magalhães para dentro do Ferry nos dando alguns banhos…
Ainda bem que estávamos com a capa de chuva e assim foi a travessia.

Saindo no outro lado iniciamos o trecho do Ferry até Punta Arenas pela RN257 e depois RN255 a qual vai margeando e estreito de Magalhães em diversos pontos.

Passamos por Gobernador Fillipi e depois chegamos a Punta Arenas.

Este trecho final depois de sair do Ferry até Punta Arenas, em torno de 170 Km foi infernal e a VENTAGONIA mostrou a sua forca como nunca.

Ainda bem que Dona Silvana não estava na garupa, senão era capaz de descer e ir a nado pelo estreito de Magalhaes….

O vento era muito forte e deu uma canseira para manter a nossa STenere na estrada, sem sair para o acostamento.

Finalmente chegamos a Punta Arenas o GPS já estava programado para o Hotel Mercúrio, colocamos a moto no estacionamento, um banho quentinho antes de sair para a janta…

Punta Arenas - Plaza de Armas I

Prédio do governo – detalhe que a foto foi feita as 22 horas;

Share on Facebook

Uma ideia sobre “Dia 20 – 14/01/2014 – Ushuaia a Punta Arenas

1. Você a 80/90 km/h e o Márcio e a Marli disparados na frente !!!!!
    Enquanto isso eu e a Rê passamos por aí a 40 km/h. E eu super feliz por não ter caído. Hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *