Viagem a São Paulo – 13/02/2011

Na sexta feira a tarde dia 11 de fevereiro retransmiti um email do Marcio para a Dona SIlvana, sobre um convite para no domingo irmos de moto almoçar em São Francisco.
Ela respondeu: Precisamos conversar pois neste final de semana tenho que ir a São Paulo visitar o Tio Luiz que está hospitalizado…
Liguei para saber detalhes e ela me convidou se não queria ir de moto um bate e volta. Ótima oportunidade para rodar e como a moto estava revisada e pronta ficou definido que sairiamos as 6 da manhã de sabado.
Fui dar uma olhada no google maps para ver a distância.  Coloquei o endereço da casa do Tio Luiz e para minha surpresa apareceu a foto da frente da casa…

Google Maps

Dado o endereço além do mapa veio foto do local

Agora que São Paulo tem diversas ruas já com imagens no google fica uma delicia navegar em 360 graus a partir de um ponto do mapa…

Casa de frente

Veja agora a casa de frente

ou se navegar para a direita temos uma visão da rua…

vista da rua

A rua descendo em frente da casa.

Para esta viagem ativei o GPS do BlackBerry de modo a informar para o InstaMapper a posição da moto durante a viagem a cada dois minutos. Durante a viagem conferi se estava passando os dados certinho e tudo beleza. O pessoal de casa podia nos acompanhar pelo famoso link (Big Brother eletrônico..) ou até mesmo no celular. A viagem de ida foi beleza, sem chuva, com as paradas tecnicas necessárias e la pelas 14 horas estavamos chegando.

Feita a visita, no dia seguinte retornamos bem cedo, saindo as 6 horas via uma marginal com bem pouco movimento. Embora ajudado pelo Zumo, em alta velocidade na marginal, acabei errando a entrada para a Castelo Branco e acertei na Bandeirantes… Fazer o retorno era muito enrolado e assim foi uma desculpa para acelerar mais e rodar mais kilometros pelo anel rodoviario Mario Covas.

A viagem de volta foi mais rápida, pouco movimento no domingo pela manhã e no primeiro treçho de São Paulo até Registro a DL1000 fez uma média de 18Km por litro. No segundo treçho de Registro até São José dos Pinhais, abusei bastante nas subidas baixando a marçha e acelerando bastante. Depois nas descidas e nos planos também continuei andando rápido. Foi um susto ver o consumo quando o odometro com 220 KM acusou uso da reserva… Normalmente acusa reserva em 250 ou 260 permitindo chegar aos 280 até 300km de autonomia. Aproveitei a calculadora do GPS para ver a media e pasmem deu 12,8 Km por litro…

No terceiro trecho de São José dos Pinhais até Balneario fiz uma média mais comportada…

Muitos grupos de motos cruzaram por nos vindos de algum encontro aqui do sul.

Chegamos por volta de 13:30 direto no restaurante Oficina do Sabor para o almoço, uma cerveja e depois descansar…

Chegando em casa conferi o log da viagem no site do InstaMapper, salvei os dois trechos de trilha, a ida no dia 05 e a volta no dia 06. Apenas não compartilhei o acesso no site pois ia deixar para setar o flag de compartilhamento no dia que fosse fazer o post da viagem. Ontem quando fui rever os dados no site do InstaMapper descobri que não tinha mais nada no site referente a viagem de São Paulo… E agora fazer um post sem os dados do GPS não tem graça…

Lembrei então de pegar os dados que ficam coletados no Zumo. Baixei o arquivo apos salvar em formato GPX. Usei o GPS Visualizer para converter os dados em arquivo KML ou KMZ para o Google Earth. Mas faltavam aquelas informações que acho legal de horario de inicio, horário de fim, duração, velocidade maxima, etc…

Fui fazer uma pesquisa na WEB e ver se encontrava algum programa esperto que melhor trabalhasse as informações do arquivo GPX. Existem diversos, alguns que executam na própria internet (Sites que leem os dados e devolvem mapas) outros stand alone para rodar no PC.

Encontrei um chamado GPX Viewer que pelo screen shot era o que eu queria…

Detalhe que ele roda em Linux e tive que compilar a partir do fonte mas antes foi necessário catar e instalas todas as bibliotecas dos quais o aplicativo era dependente. Deu um pouco de trabalho mas valeu a pena.

Seguem algumas telas com o resultado da viagem de volta de São Paulo a Balneario Camboriu produzidas pelo GPX Viewer:

GPX Viewer - Velocidade

GPX Viewer - Com grafico da Velocidade

GPX Viewer - Elevação

Gpx Viewer com grafico das Altitudes.

GPX Viewer - Distancia X Tempo

GPX Viewer com grafico de Distancia X Tempo

Note no grafico acima as duas paradas técnicas uma em Registro e outra em São José do Pinhais.

O programa permite redimensionar as janelas e assim produzir uma grafico com melhor visualização. Note no grafico abaixo as paradas rápidas que correspondem aos pedágios.

GPX Viewer - Grafico ampliado

GPX Viewer mostrando Grafico da velocidade ampliado

Aqui abaixo o detalhe da errada na Castelo Branco… Foi uma voltinha a mais via Bandeirantes… Como é tudo em alta velocidade rapidamente se alcança a Regis Bittencourt.

Falta de pratica na Marginal

Falta de pratica na Marginal errando o melhor acesso...

O software também permite um track list com todos os pontos coletados e suas informações correspondentes:

Track List

Track List gerado em uma janela independente

Assim este post serviu para mostrar o GPX Viewer que rodei no desktop em ambiente Linux UBUNTU gerando estas imagens apresentadas.  A propósito a edição deste post hoje também foi feita via FireFox diretamente do Linux.

Concluindo, a viagem foi ótima tanto na ida como na volta, sem nenhuma chuva e ainda graças a falha no site do InstaMapper que sumiu com meus dados acabei conhecendo o GPX Viewer que foi compilado no braço…  ./configure ; make ; make install … he heh  saudades do tempo antigo…

Ademir Goulart

Share on Facebook

Viagem a Nova Trento – Santa Paulina – 06/02/2011

Um local muito agradavel para uma rápida esticada num domingo é o Santuário da Madre Paulina em Nova Trento. Além de você apreciar uma bela obra de engenharia, é possivel sentir o clima existente na comunidade e aproveitar para refletir e alimentar suas necessidades espirituais.

Santuário

Vista do Santuário

E como parte do passeio sempre acabamos almoçando na Cantina Italiana em Nova Trento.

Neste passeio além da Silvana que estava comigo na moto, também minha cunhada, cunhado  e sogra estavam nos acompanhando de carro. E como não podia deixar de ser acabaram parando para comprar um vinho do Vô Luis.

Carro e moto

A viagem pode ser vista pelo instamapper como segue:

GPS tracking powered by InstaMapper.com


Note que nesta viagem foi usado o intervalo de 1 minuto para a coleta das posições na viagem. Se voce observar bem no final da viagem verá que o estacionamento usado é uma área com acesso que vai pelos fundos do Santuário.

A DL1000

Assim fica uma sugestão de viagem rápida para algum fim de semana qualquer…

Ademir

Share on Facebook