Dia 09 – 03/01/2013 – De Iquique a Arica

A saída de Iquique para Arica é pela Ruta 16 até encontrar a Ruta 5 e ai rumar ao norte.

O trajeto de Iquique até Arica dá um total de 310 km e depois que entra na Ruta 5 não tem nenhuma localidade nem abastecimento.
Embora nossas motos tenham autonomia para esta quilometragem, optamos em ao chegar na Ruta 5 entrar a direita com destino ao Sul até a localidade de Pozo Almonte (5 Km) lá abastecer e depois retornar para completar os restantes 266 km até Arica.

A saída de Iquique é muito bonita pois a cidade fica espremida entre o mar e uma encosta de 1000 metros.
Na saída é uma longa subida passando por Alto Hospicio onde a altitude vai a 1000 metros nos primeiros 30 km.

Depois a viagem segue com deserto nos dois lados e após 200 km desce novamente até o nível 10 m para depois subir a 1338m.
É uma longa descida em linha quase reta acompanhando a encosta do vale e depois a subida da mesma forma.

Como neste trecho nada tem a não ser deserto, quando paramos para descansar depois de umas duas horas de viagem, Dona Silvana abriu o Bauleto e foi uma festa…
Tinha suco de laranja, um sanduiche para cada um e frutas ressecadas para o lanche. Muito bom e oportuno. Melhor foi a surpresa, pois ninguém esperava por este tão propicio ambiente farofeiro…

Chegamos ao inicio da tarde no hotel El Paso Park o qual recomendamos.
Ao frequentarmos o local do restaurante uma musica suave e bem selecionada se apresentava. Gostei tanto que a noite perguntei se era uma seleção própria do Hotel e o atendente apontou para um Pen Drive que estava no micro.
Imagina…
No momento estou escrevendo este texto ouvindo uma cópia do referido Pen Drive e acredite tem musicas ótimas…

Seguem os dados do GPS:

Roteiro

Roteiro

Altitude

Altitude

Velocidade

Velocidade

Seguem algumas fotos (sem as musicas…):

Marcio e Marli saindo de Iquique

Marcio e Marli saindo de Iquique

Passando por

Passando por

O lanche experto de Dona Silvana....

O lanche experto de Dona Silvana….

Propaganda no deserto

Propaganda no deserto

Pausa para o lanche no meio do deserto

Pausa para o lanche no meio do deserto

Chegando

Chegando

Já no restaurante do hotel

Já no restaurante do hotel

Share on Facebook

Dia 08 – 02/01/2013 – Iquique

O dia de hoje estava dedicado para descanso, passeio em Iquique, compras no free shop Mall Zofri (www.zofri.com) e lavar as motos.

Logo após o café da manhã saímos com as motos à procura de uma lavação. Em um posto próximo tinha uma lavação mas o pessoal argumentava que o lava jato estava sem pressão… Depois de uma boa conversa do Rinaldo gastando seu Espanhol acadêmico convenceu os dois funcionários que não era necessário a pressão total e que o que importava era passar uma agua para tirar a sujeira maior.

Assim iniciaram pela moto do Rinaldo e quando vimos lá estava o próprio de panos em mão esfregando e fazendo todo o trabalho do lavador… No fim pensei em pedir uma “propina” (Gorgeta) aos lavadores pois o Rinaldo trabalhou legal fazendo o serviço dos lavadores.

O Marcio aproveitou para sacar e lavar todos os bauletos. Eu tinha deixado os bauletos laterais no hotel e só estava com o central. Tudo limpo abastecemos as motos que voltaram para a garagem do hotel.

Saímos às compras e passamos parte da tarde no Mall Zofri. Eu esperava algo mais ajeitado. Tinha centenas de lojas pequenas, medias e da maior diversidade. Algumas até mais simples com tudo que se oferece de origem chinesa. As melhores lojas com produtos eletrônicos eram repetição das mesmas lojas. Assim, como exemplo as lojas Andigraf e outras se repetiam em diversos corredores, com os mesmos produtos e mesmos preços.

Muitas lojas de perfumes e foi a principal compra da Dona Silvana. Um perfume para a filha e outro para o filho. Procurei uma câmera GoPro mas só tinha um modelo muito antigo e com preço acima do padrão.

O restante da tarde foi para dar uma caminhada pela praia CAVANCHA, molhar os pés nas aguas geladas do Pacífico e ver o pessoal tomar banho mesmo com a baixa temperatura.
Observamos uma grande quantidade de pássaros pretos, grandes como um pato que habitavam todos os postes e arvores da região. Assim passar por baixo destes locais era um grande risco, pois a toda hora podíamos ser atingidos por algo indesejável…

No final da tarde passamos no mercado, Dona Silvana comprou os ingredientes para um lanche a noite o que sobrou para montar um Kit Sanduiche móvel… com direito a frutas desidratada e tudo (Próprio para a viagem do dia seguinte),

Seguem algumas fotos:

A turma no PACIFICO

A turma no PACIFICO

IQUIQUE entre o mar e a montanha

IQUIQUE entre o mar e a montanha

As motos já lavadas

As motos já lavadas

MALL SOFRI

MALL SOFRI

O grupo pronto para ir as compras

O grupo pronto para ir as compras

Dona Silvana e o anuncio do restaurante

Dona Silvana e o anuncio do restaurante

Riscos....

Riscos….

Vejam os Pneus dos caminhões das mineradoras

Vejam os Pneus dos caminhões das mineradoras

Praia  Cavancha

Praia Cavancha

Iquique parte sul

Iquique parte sul

Share on Facebook